28 fevereiro 2011

poema de viagem


para ser ouvido à espera do comboio
Senhores passageiros:
por razões de avaria
esta composição
não segue viagem.
Senhores passageiros:
devido a avaria técnica
devem mudar de carruagem.
Senhores passageiros:
para viajar 
é preciso 
coragem.




para ser lido à entrada do comboio
Sinal de alarme
só utilizar em caso de parigo.
O seu uso não justificado
será punido.




para ser vivido dentro do comboio
Caixodré
      Santos
Alcântara
      Belém
      Pedrouços
Algés
      Cruz Quebrada
            Estádio
      Caxias
      Paço d'Arcos
      Santo Amaro
Oeiras
      Carcavelos
      Parede
São Pedro
São João
Estoril
Monte
Cascais
                  e vive-versa:
Cascais
Monte
Estoril
São João
São Pedro
      Parede
      Carcavelos
Oeiras
      Sto. Amaro
      Paço 'Arcos
      Caxias
      Cruz Quebrada
            Estádio
Algés
      Pedrouços
      Belém
Alcântara (ligação à linha da Cintura)
      Santos
Caixodré
                  e recomeçando:
Caixodré
      Santos
Alcântara
      Belém
      Pedrouços (foi abaixo)
      Algés
      Cruz Quebrada
                  (já não existe a linha do Estádio)
      Caxias
      Paço 'Arcos
      Sto Amaro
Oeiras
      Carcavelos
      Parede
São Pedro
São João
      Estoril
            Monte
                  Cascais
                                    e vice-versa
                                    sucessivamente
                                    recomeçando




para ser lido no comboio


Para a sua segurança
mantenha as portas abertas


Os horários consideram paragens de
meio minuto nas estações intermédias
Para chegar à tabela facilite e apresse
as entradas e saídas


Esta carruagem é para si             Estime-a


Não fumadores
no smokers
non fumeurs


Em caso de emergência
puxar
para comando manual
das portas

Carregar
para abrir


Passageiro sem bilhete
ou bilhete não válido
infracção penalizada


Banco 
reservado
para
deficientes
físicos
grávidas
e pessoas
com
crianças
ao
colo


Nuno Rebocho
in non nova sed nove, dezembro 97

2 comentários:

  1. Wellitania Oliveira3.3.11

    Uma poesia intrigante, desafiadora e, sobretudo,lúdica. Seu tema e estrutura já antecipam a estranheza poética nos próprios títulos,vemos a identificação do narrador por meio do discurso bem elaborado de um agente de viagem, isto é, a idéia de uma aprendizagem do poeta no sentido de tirar lições da viagem... Com este poema podendo aprender a imagética da forma e a ausência de sentimentalismo ou qualquer esquema de rimas. Em Rebocho, se sedimenta a concepção da palavra como um organismo vivo - a palavra para ser ouvida, lida e vivida 'no comboio'. Por meio deste texto, percebemos que a palavra, enquanto viagem do poético, imprime-se como a marca fundamental da criação literária de Rebocho. É daí que, certamente, resulta a poesia deste poeta, ou seja, do seu próprio cotidiano com as palavras, estabelecendo entre elas novas relações, produzindo efeitos novos. Percebe-se que a poética de Rebocho se enquadra na categoria daquelas coisas que, segundo Santo Agostinho, existiam para ser desfrutadas, isto é, prazer em si mesmo. Nesse sentido, o discurso é elaborado a partir de um entrelaçamento de palavras para que desemboquem sempre num jogo de pensamento, do qual se depreende o inesperado ou a estranheza.
    Por meio dos nomes de cidades, a invenção, ou reinvenção estabelece toda a construção do poema. Trata-se, a rigor, de uma aprendizagem às avessas.
    Gostei muito desta leitura.

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  2. He, he... Viva o Rebocho, viva, PIM!

    Quanto ao comentário anterior, apenas li o importante: a 1ª linha e a última.

    Também gostei muito desta leitura.
    :-)

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