para ser ouvido à espera do comboio
Senhores passageiros:por razões de avaria
esta composição
não segue viagem.
Senhores passageiros:
devido a avaria técnica
devem mudar de carruagem.
Senhores passageiros:
para viajar
é preciso
coragem.
para ser lido à entrada do comboio
Sinal de alarmesó utilizar em caso de parigo.
O seu uso não justificado
será punido.
para ser vivido dentro do comboio
CaixodréSantos
Alcântara
Belém
Pedrouços
Algés
Cruz Quebrada
Estádio
Caxias
Paço d'Arcos
Santo Amaro
Oeiras
Carcavelos
Parede
São Pedro
São João
Estoril
Monte
Cascais
e vive-versa:
Cascais
Monte
Estoril
São João
São Pedro
Parede
Carcavelos
Oeiras
Sto. Amaro
Paço 'Arcos
Caxias
Cruz Quebrada
Estádio
Algés
Pedrouços
Belém
Alcântara (ligação à linha da Cintura)
Santos
Caixodré
e recomeçando:
Caixodré
Santos
Alcântara
Belém
Pedrouços (foi abaixo)
Algés
Cruz Quebrada
(já não existe a linha do Estádio)
Caxias
Paço 'Arcos
Sto Amaro
Oeiras
Carcavelos
Parede
São Pedro
São João
Estoril
Monte
Cascais
e vice-versa
sucessivamente
recomeçando
para ser lido no comboio
Para a sua segurança
mantenha as portas abertas
Os horários consideram paragens de
meio minuto nas estações intermédias
Para chegar à tabela facilite e apresse
as entradas e saídas
Esta carruagem é para si Estime-a
Não fumadores
no smokers
non fumeurs
Em caso de emergência
puxar
para comando manual
das portas
Carregar
para abrir
Passageiro sem bilhete
ou bilhete não válido
infracção penalizada
Banco
reservado
para
deficientes
físicos
grávidas
e pessoas
com
crianças
ao
colo
Nuno Rebocho
in non nova sed nove, dezembro 97
Uma poesia intrigante, desafiadora e, sobretudo,lúdica. Seu tema e estrutura já antecipam a estranheza poética nos próprios títulos,vemos a identificação do narrador por meio do discurso bem elaborado de um agente de viagem, isto é, a idéia de uma aprendizagem do poeta no sentido de tirar lições da viagem... Com este poema podendo aprender a imagética da forma e a ausência de sentimentalismo ou qualquer esquema de rimas. Em Rebocho, se sedimenta a concepção da palavra como um organismo vivo - a palavra para ser ouvida, lida e vivida 'no comboio'. Por meio deste texto, percebemos que a palavra, enquanto viagem do poético, imprime-se como a marca fundamental da criação literária de Rebocho. É daí que, certamente, resulta a poesia deste poeta, ou seja, do seu próprio cotidiano com as palavras, estabelecendo entre elas novas relações, produzindo efeitos novos. Percebe-se que a poética de Rebocho se enquadra na categoria daquelas coisas que, segundo Santo Agostinho, existiam para ser desfrutadas, isto é, prazer em si mesmo. Nesse sentido, o discurso é elaborado a partir de um entrelaçamento de palavras para que desemboquem sempre num jogo de pensamento, do qual se depreende o inesperado ou a estranheza.
ResponderEliminarPor meio dos nomes de cidades, a invenção, ou reinvenção estabelece toda a construção do poema. Trata-se, a rigor, de uma aprendizagem às avessas.
Gostei muito desta leitura.
He, he... Viva o Rebocho, viva, PIM!
ResponderEliminarQuanto ao comentário anterior, apenas li o importante: a 1ª linha e a última.
Também gostei muito desta leitura.
:-)